
Manuel Romão
Sou Psicólogo Clínico, membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (Cédula Profissional nº 24335) e Psicoterapeuta Psicanalítico (AP).
Realizei estágios como terapeuta individual e de grupo no Serviço de Psiquiatria de Adultos do Hospital de Egas Moniz, CHLO, e no Instituto Vegotsky, como terapeuta individual na área da Neuropsicologia e Psicoterapia.
Exerço atualmente prática clínica privada com adolescentes e adultos em Lisboa.
A minha abordagem
Psicoterapia Psicanalítica
Assim como a teoria e a técnica Psicanalítica, a Psicoterapia Psicanalítica parte da observação de que, para além de fatores genéticos, existem fatores relacionais e experienciais (com aspetos inconscientes) que influenciam a personalidade, e que têm lugar na infância e ao longo da vida com pessoas que desempenham um papel emocional importante.
A Psicoterapia Psicanalítica concilia estes pressupostos teóricos com a relação que se estabelece entre o paciente e o terapeuta. Uma relação, diferente de qualquer outra, em que o terapeuta dispõe-se a ouvir, sem julgar, com uma postura atenta e empática. Neste caminho a dois, que é o processo psicoterapêutico, vão-se criando as condições para que o paciente consiga ouvir-se, pensar-se e compreender-se. Permite um espaço onde o paciente contempla o seu íntimo e a sua história, com o objetivo de a olhar e de lhe dar um novo sentido. Deste novo sentido, fazem parte não só os acontecimentos concretos, como também os emocionais, e outros elementos inconscientes, que muitas vezes se arrastam para as relações e experiências da atualidade, contaminando-as, podendo provocar mal-estar ou mesmo doença mental.
A Psicoterapia Psicanalítica é um abrir de portas para o conhecimento de nós próprios, e por isso para a liberdade, pois só ao nos conhecermos, poderemos ser livres.

Contato
Rua Rodrigues Sampaio nº6, 1º andar
1150-228 Lisboa
Tlm: 926 645 053
Email: romao.manuel.r@gmail.com